Como em uma aventura de RPG sempre
existem eventos aleatórios, nem tudo pode ser decidido de forma direta pelo
narrador ou jogadores. Para representar a aleatoriedade das partidas da forma
mais imparcial possível, no RPG existem regras para definir o sucesso ou
fracasso de uma ação. Quando um jogador tenta fazer alguma coisa relativamente
complexa, como lutar ou fazer acrobacias, um teste com dado deve ser
feito para decidir o sucesso ou fracasso. Cada sistema possui as suas próprias
regras, que definem que números no dado determinam um sucesso ou fracasso em
cada jogada.
§ Exemplo: "Um
personagem está preso em uma masmorra. O narrador então descreve ao
jogador que nessa masmorra existe apenas uma única porta de madeira. O
jogador então decide tentar arrombar essa porta, para fugir. O fato é que
arrombar uma porta é um ato que exige força e habilidade, e por haver grande
chance do jogador falhar ele deverá fazer uma jogada de dados para ver se
consegue realizar o feito. Ele joga os dados, consegue um resultado
satisfatório, e arromba a porta."
A maioria dos sistemas de regras de RPG
usa dados para testar as habilidades dos personagens. Alguns, como
GURPS e PRGQuest, usam dados comuns de seis facas. Outros como o Dungeons
& Dragons usam dados diferenciados: além dos tradicionais dado de
6 lados, também são usados dados de 4 lados, 8 lados, 10 lado, 12 lados, 20
lado e 100 lado. Cada sistema tem suas próprias regras para
determinar o que ocorre no jogo baseado no resultado dos dados. Por definição,
quanto mais difícil a tarefa, menor será a chance do resultado dos dados serem
satisfatórios. A maioria dos sistemas possuem regras específicas para um grande
número de ações que um personagem poderia fazer, mas em última instância cabe
sempre ao mestre decidir se a jogada é necessária ou não.
Quanto maior a dificuldade, menor é o
número de resultados que levam ao sucesso de uma ação. Isso não depende apenas
da dificuldade da tarefa, mas da habilidade do personagem. Digamos que por
exemplo, o personagem em questão fosse muito forte. Nesse caso, ele teria mais
chances de arrombar a porta. Por consequência, o número de resultados que
representam o sucesso de sua ação é maior. Ou seja, as habilidades do
personagem o favorecem, dando uma maior chance de conseguir um bom resultado.
As jogadas são definidas tanto pela habilidade do personagem como pela
dificuldade da ação.
Além dos dados, uma sessão de RPG
também pode requerer mais alguns materiais. O mais comum é uma cópia da ficha
de personagem para cada jogador, onde se anotam as informações do personagem e
as mudanças ocorridas nele durante a sessão, e lápis e papel para anotações
diversas do narrador e dos jogadores. Às vezes, algumas miniaturas de monstros, personagens, cenários, etc, podem
ser usadas para simplificar problemas comuns na hora de aplicar determinadas
regras. Durante um combate, por exemplo, utilizam-se miniaturas para visualizar
a posição de todos que irão participar da luta, assim, os jogadores podem
escolher qual oponente irão atacar primeiro ou qual a melhor rota de fuga caso
precisem fugir. De uma forma geral, apenas a ficha de personagem, dados, papel
e lápis são necessários para jogar, além de um livro com as regras que possa
ser consultado em caso de dúvidas durante a sessão.
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