Há poucos registros confirmados, mas há
uma especulação que Gary e Dave começaram o RPG em virtude de que estariam
jogando um "WarGame"
(jogo de batalha entre miniatura)
e um dos dois disse ter construído uma fortalezar indestrutível.
Como forma de invadir essa fortaleza, o adversário disse que 3 dos seus
melhores guerreiros foram enviados para entrar nos esgoto da
fortaleza para invadi-la. Com isso, surgiu a primeira aventura controlando um
pequeno grupo de personagens, e assim começou a interpretação individual e não
apenas de exércitos.
Praticamente junto com o D&D foi
lançado outro jogo mais complexo, que já mostrava um outro tipo de abordagem
para o RPG: Empire of Petal Throne foi lançado também pela TSD,
em 1975,
teve pouco sucesso de vendas, porém fazia uma nova abordagem. Passava das
lendas medievais para
novas criaturas de raças inspiradas em lendas astecas, egípcias e
de povos da antiguidade; foram criadas até uma nova língua para os jogadores
se comunicarem com aquelas raças. Mesmo as regras sendo praticamente iguais ao
D&D, o jogo tinha
uma abordagem totalmente diferente. Isso só viria reforçar a tese que o RPG
poderia ser tanto um jogo divertido
para adolescentes, como uma grande representação elaborada que
poderia abordar as mais diversas experiências.
Em 1980, D&D já era uma grande
febre e em 1982 surgia o filme Mazes and Monsters, com o ator Tom Hanks ainda
jovem, mostrando a história de um jogo de RPG. Em 1983 o jogo virou um desenho animado, Caverna do Dragão
O jogo confirmava seu
sucesso com o lançamento do AD&D (Advanced Dungeons & Dragons) e
surgiam novos gêneros alternativos para o jogo como:
§ Super-Heróis,
com um sistema Champions, criando um gênero e trazendo uma forma de pontuação
para os personagens, além dos atributos, das vantagens e desvantagens o que
tornava o jogo mais tridimensional e interessante.
§ Cyberpink,
nos anos 80 discutia o impacto da realidade virtual em um futuro próximo.
§ Ficção Cientifica, baseados em uma literatura
já existente como o Estar Farsas ou totalmente inovadores como Caravelas.
Em 1986 a empresa Steve Jackson Games publica o jogo GURPS um sistema
genérico de regras. Ele veio com toda uma diversificação onde os GM (Game Master)
poderiam usar um sistema que permitisse que o jogador, mesmo com vários gêneros
de personagens e mundos onde a ação pudesse ocorrer, pudesse jogá-los com
apenas um conjunto de regras.
Outro gênero criado nessa época foram
os RPGS educativos, que visavam empregar a mecânica do RPG em atividades
didáticas. No Brasil, por exemplo, foi lançado o livro GURPS:Desafio dos Bandeirante. Eles
surgiram principalmente como uma resposta a acusações de que o RPG teria um
efeito negativo nos seus jogadores, podendo até levar a crimes (as ligações
entre o RPG e esses crimes foram posteriormente desmentidas).
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