Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cenário


Tipos de cenário


O uso do termo "mundo" descrevendo um cenário de campanha é muito genérico. Mundos de campanha como o Mundo de Greyhawk detalha cosmologias inteiras e linhas seculares de milhares de anos, enquanto que o cenário de jogo conhecido como Deadlands poderia descrever só uma nação dentro de um segmento breve de história alternativa.

Um número pequeno de cenários de campanha caem em dois ou mais gêneros em um único jogo. GURPS Mundos Infinitos , por exemplo, os personagens jogam como agentes da "Patrulha do Infinito" que viajam pelos mundos alternativos.


Fantasia


Cenários de Fantasia pegam inspiração quase exclusivamente em literatura de fantasia, como os trabalhos de J. R. R. Tolkien e Robert E. Howard. O cenário nestes jogos normalmente é um mundo com um nível de tecnologia semelhante a Europa Medieval. elementos de Fantasia incluem magia e criaturas sobrenaturais/mitológicas, como dragões, elfos, e orcs.

Os primeiros cenários de Role-playing Games foram criados no final da década 60 até o início da década de setenta (Mundo de Greyhawk, e Blackmoor) e eram baseado no gênero de fantasia, principalmente baseado na popularidade de trabalhos de fantasia por autores como J. R. R. Tolkien e C. S. Lewis. Por décadas, os jogos de RPG de fantasia evoluiram e se expandiu tremendamente, desenvolvendo seus próprios gêneros substitutos. O gênero pode ser subdividido em fantasia alta onde eventos sobrenaturais são comuns, e baixa fantasia onde há poucos ou nenhum aspecto sobrenatural.

Embora jogos de pura fantasia eram inicialmente populares, jogos como Ars Magica popularizaram a noção de jogo de fantasia dentro de elementos de história do mundo real. Depois os jogos se atualizariam este conceito mais adiante, trazendo jogos de fantasia no dia presente em um gênero conhecido como fantasia urbana (por exemplo Mago: A Ascensão) ou até mesmo no futuro combinando fantasia urbana com cyberpunk (por exemplo Shadowrun). Até mesmo quando a colocação principal de um jogo não é levada diretamente da história de nosso mundo, eles ainda tendem a utilizar fortemente modelos históricos, entretanto distorcidos pela presença da magia; também, como deuses freqüentemente tenham interações diretas e tangíveis com o mundo, a religião tende a ser muito distinta de nosso mundo.

Como o mundo do jogo de interpretação de papéis mais popular, Dungeons & Dragons, é parte do gênero de fantasia, fantasia também é gênero de roleplaying que detém a maioria de jogadores. RPGs do gênero de fantasia às vezes são chamados coletivamente de "Jogos de interpretação de papéis de fantasia".

Ficção científica


Cenários de ficção científica são inspirados pela literatura e filmes de ficção científica. O cenário em geal é no futuro, às vezes num futuro próximo, mas também muitas vezes bastante longe no futuro, embora, em muitos casos, o cenário não tem qualquer ligação com o mundo em que vivemos, por exemplo, Star Wars. Elementos comuns envolvem tecnologia futurista, o contacto com as formas de vida alienígena, sociedades experimentais, e as viagens espaciais. Habilidades Psiônicas (ou seja, PES e telecinese) muitas vezes tomando o lugar da magia. O gênero pode ser dividido semelhantemente como as literaturas de ficção científica em sub-gêneros, como cyberpunk ou space opera. Ficção científica é o segundo gênero mais jogado após gênero fantasia. 

Cenários de ficção científica para jogas de RPG foram introduzidos pela primeira vez em 1977 com a publicação de Traveller, um jogo do tipo space opera cujo cenário Terceiro Império cubriu múltiplos mundos e raças de aliens. Devido ao sucesso de Star Wars, e do impacto que teve a franquia sobre a cultura popular, muitas cenários de ficção científica foram introduzidos ou adaptados, especialmente durante a década de 1980. O âmbito de um cenário de ficção científica, geralmente, é maior do que um cenário d fantasia, englobando vários mundos ou até galáxias inteiras. Tais ajustes muitas vezes envolvem contas detalhadas de militares e/ou de operações comerciais e de organizações.

Gamma World, foi introduzido em 1978, explorou a substituição dos tradicionais elementos de fantasia com as configurações de pseudo-científicas elementos de ficção pós-apocalíptico. Estas definições prestam-se ao modo "aventurar" da maioria do jogos de fantasia, e, portanto, focaliza-se principalmente no desenvolvimento de localidades específicas e vagamente define grupos culturais ou raciais.



Histórico



Cenários Histórico tem seu lugar no passado. Como muitas vezes se sobrepõem jogos Históricos ao gênero Fantasia, uma marca distintiva é que jogos de fantasia são definidos por um "mundo de fantasia" semelhante à da Terra, mas distintas, ao mesmo tempo jogos históricos são baseados no passado da Terra. Cenários que têm sido exploradas nos Jogos de RPG incluem Pendragon (Arthurian), Sengoku(Japanese warring states), Recon (Vietnam War), Tibet (Tibet histórico), and Fantasy Imperium (Europa histórica).

O jogo de RPG Ars Magica é um desses jogos "históricos", o conjunto de seus materiais é chamado de "Europa mítica": enquanto a história é geralmente aceito o desdobrar, conforme afinal de contas é ilustrado na história do mundo real,Ars Magica apresenta um detalhado background para este cenário, a subordinação da existência da magia, magos e os Reinos Faéricos em um contexto histórico, permitindo que os elementos de 'fantasia' entrem em jogo.


Horror



Cenários de Horror tem como inspiração as literaturas de horror. RPG de Horror pode ser dividido em dois maiores grupos.

Cenários de Horror Moderno como Call of Cthulhu que foi introduzido inicialmente na década de 80, criando um híbrido de horror de fantasia com e thriller modernos. Esse cenário tende a focar nas Organizações e sociedades em que as pessoas geralmente lutam contra entidade sobrenaturais malignas. Esses jogos são muitas vezes estruturados como um simples "caçar monstro", apesar de Call of Cthulhu também envolver um grande esforço de investigação e de busca de pistas.

O segundo estilo de jogo horror inverte os papéis, com os personagens dos jogadores sendo tais criaturas sobrenaturais como vampiros e lobisomens. Esta segunda foi popularizado pelo estilo White Wolf eVampiro: A Máscara. Uma série de jogos seguidos pela mesma empresa, compartilham o mesmo cenário chamado de Mundo das Trevas.

A definição destes dois estilos de jogos são muitas vezes horror contemporâneo, entre o século 19 até o dia actual. Criar o humor correto e ar de suspense é muito importante nestes jogos.
Alguns elementos de fantasia dos cenário de RPG foram muitas vezes relacionados com o gênero horror. Vampiros e fantasmas são comuns na maior parte desses cenários, por exemplo. O Cenário de Campanha de horror e fantasia, que combinam elementos de uma só vez é o cenário de Dungeons & Dragons Ravenloft e Ghostwalk. O D&D Heroes of Horror sourcebook também oferece maneiras de chamar a atenção para os elementos de horror dentro de uma fantasia mais típica.


Humor


Cenários de Humor são baseados em criar situações engraçadas que sejam ou tenham uma premissa engraçada. Humor não é geralmente um gênero em si (embora possa ser), mas um modificador adicionado a outros gêneros. Em 1983, Bureau 13 introduziram humor moderno em jogos de horror/fantasia. Em 1984, o jogo Paranóia introduziu uma definição de ficção científica que utilizou um mundo pós-apocalipse em que havia uma jogo luta fútil contra um grande computador paranóico. Cenários Humorísticos de múltiplos gêneros já foram libertados. Alguns dele normalmente desenvolvem pouco localizações e organizações, em vez disso, centralizam sua atenção nos personagens de modo geral.


Multi-gênero


Jogos de Multi-gênero misturam elementos de diferentes gêneros. Por examplo, Deadlands apresenta o Velho Oeste em que elementos de horror e de magia são prevalentes, e Castelo Falkenstein apresenta uma era-vitoriana (Steampunk) mundo inspirado nos livros de Júlio Verne e H.G. Wells com tecnologia inspirada em fantasia e de elementos como o tipos de Fadas. Da mesma forma, o gênero super-herói tipicamente emula o universo dos quadrinhos, como o DC (DC Heroes) e Universo Marvel, como uma forma de fantasia científica, em conjunto cenário contemporâneo fantástico onde todos os elementos de tecnologia futurista e seres míticos co-existem.


Licenciado



Jogo Licenciados são pequenos a maiores franquias de mídia. Eles eram raros, mas quando o número de esses jogos está aumentando. Jogos Licenciados são geralmente considerados parte de sua franquia de gênero, em vez de um gênero em si próprio. Muitos produtos licenciados são agora extintos por causa da expiração da licença, enquanto outros, tais como Blood of Heroes tem um sistema concebido para um mundo de jogo licenciado e criar um novo mundo que esteja à altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário