Páginas

domingo, 3 de junho de 2012

RPG Eletrônico

História 

Os primeiros RPGs eletrônicos surgiram em 1975, nos gigantescos computadores PDP-10 e Unix. Os primeiros eram inspirados em D&D, um chamado Dungeon e outro d&d. Os primeiros para computador pessoal foram Akalabeth (que começou a conhecida série Ultima) e Wizardry, para o Apple II.
Os RPGs de videogame começaram com AD&D (Advanced Dungeons & Dragons): Treasure of Tarmin (1982), para o  Intellivision . O gênero realmente começou seu sucesso com Dragon Quest (1986 - lançado nos EUA como Dragon Warrior), da produtora Enix para o NES. Seguiram-se conversões dos jogos de PC Wizardry e Ultima III, e Final Fantasy (1987), da produtora Square. Final Fantasy e Dragon Quest começaram duas séries bem-sucedidas, a primeira (já no 14º capítulo) mais popular nos EUA e a segunda (9º capítulo) mais popular no Japão.

O RPG de computador Diablo (1996) marcou a estreia do muitiplayer, no qual jogadores podem cooperar entre si. Isso mais tarde geraria o gênero MMORPG (Massively Multiplayer Online RPG).
Uma entrada interessante foi Pokémon (1996), centrado em caçar criaturas com poderes especiais, capturá-las e treiná-las para batalhar e evoluir (crescer). A série de jogo foi adaptada para mangá, anime, e muitos outros produtos.
Recente é comum programas para gerar jogos como o RPG Maker, Aurora Toolset, Unreal. Alguns como o RPG Maker gera jogos semelhantes aos de Super NES e do Sega Mega Drive ou seja, isométricos. Outros como o Unreal gera jogos 3D.
Recentemente, jogos fora do gênero RPG assimilam muitos elementos deste gênero, tornando difícil a distinção. Exemplos disso são o atirador Deus Ex e o RTS Warcraft III.



Geral

RPG's eletrônicos são em geral inspirados em clássicos de papel e lápis como Dungeons & Dragons, utilizando as mesmas terminologias, localizações e mecânicas de jogo. Os personagens possuemstatus, que são, de um modo geral, o HP (Health Points - Pontos de Vida), o MP (Magic/Mana Points - Pontos de Magia), Ataque, Defesa, Agilidade e Inteligência. Nos CRPG's existe o sistema de níveis, no qual a cada batalha vencida, ou missão terminada, se recebe experiência, e uma certa quantidade de experiência leva o personagem ao próximo nível: o personagem fica mais forte, pode aprender magias novas, pode equipar novos tipos de armadura, etc. Geralmente existe um personagem principal para o jogo e um grupo que o acompanha. A história típica envolve um grupo de heróis obrigado a unir forças para cumprir uma missão (geralmente salvar um reino ou o mundo), passando por diversos desafios pelo caminho, como inimigos e monstros (sendo esses na maioria mitológicos ou inspirados na ficção cientifica).

Personagens

Os personagens têm uma história de fundo e habilidades, itens e estatísticas únicas. O jogador deve escolher as combinações certas para fortalecer seu personagem. Em alguns jogos, é necessário se criar um personagem do nada, escolhendo sua raça (elfos, humanos, etc) e sua profissão (cavaleiro, arqueiro, mago, etc), que define o caminho, itens e habilidades que o personagem possuirá. É possível, por exemplo, criar um grupo focado no ataque, com Cavaleiros, Arqueiros, Ninjas e afins, ou um grupo focado em magia, com Magos de Ataque (com magias de ataque, como Fogo e Gelo), Magos de Satus (com magias que alteram os status, como Mais Agilidade ou Mais Força), Clérigos (com magias de cura) e Feiticeiros (com magias como Paralisar ou Cegar), existem várias estratégias para ter um melhor desempenho nesse tipo de jogo como por exemplo: ter um grupo equilibrado, para que você possa deixar seus cavaleiros mais fortes com magias de status e assim o ataque deles (que já é grande) ser maior, e ao mesmo tempo curar e/ou usar magias de ataque ou feitiços.

Cenários


Geralmente CRPGs são ambientados na idade media, num clima de fantasia. Outro gênero comum é o futurista (Wasteland, Fallout, Front Mission). Esses gêneros permitem que os personagens façam coisas que não conseguiriam na vida real e ajudam os jogadores a acreditar nessas habilidade e na rápida evolução dos personagens. Raros jogos se passam em períodos modernos (EarthBound, Persona 3). Muitos tem viajem no tempo como tema.


Navegação



Explorar o mundo é uma importante característica da maioria dos RPGs. Longas distâncias são viajadas, geralmente a pé. Vários tipo de veículos também podem ser usados, como aeronaves, animais (tradicionais como cavalos ou fictícios como os chocobos) e barcos. Geralmente uma parte da tela mostra um mapa-múndi para orientação.
Há três tipos de lugar: mundo, cidade (onde se conversa com as pessoas e compram-se itens) e calabouço (labirínticos e cheios de monstros).

Batalha

Geralmente, em jogos mais antigos, as batalhas são iniciadas por meio de encontros aleatórios (random encounters) no mapa ou nos calabouços. Em jogos modernos existem monstros perambulando pelo cenário. Após uma vitória em batalha, normalmente os personagens recebem pontos de experiência para aumentar sua força (nível), dinheiro e itens. Além disso há chefes inevitáveis, geralmente nos calabouços, e os jogos terminam com uma "batalha definitiva".

Além do típico modo de batalha baseado em turnos, há também jogos no sistema Active Time Battle, em que cada personagem espera um período em pseudo tempo real para atacar. Este sistema estreou em Final Fantasy IV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário