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segunda-feira, 18 de junho de 2012

Tagmar parte 2


Regra

O trabalho de atualização obteve um bom resultado o Tagmar é classificado como um sistema fácil e dinâmico, sem ser simplista. Podemos destacar os seguintes grandes diferenciais do sistema do Tagmar 2 em relação ao antigo Tagmar e aos demais RPGs:

Geração de personagem


Esta foi uma das grandes mudanças, pois ao contrário do Tagmar 1, agora a criação de persongem é feita por um sistema de pontos, podendo-se construir um personagem rapidamente.


O uso de habilidades


Este é um ponto bem diferente de alguns sistemas do mercado. No Tagmar os testes são mais subjetivos e são classificados em níveis de dificuldade, que variam de acordo com a situação. Isto evita ficar consultando tabelas de modificadores e de se ficar fazendo contas durante o jogo.


O sistema de combate



Um dos grandes diferenciais do Tagmar é o combate, pois é nele que surge o uso da famosa tabela colorida. A existência da tabela foi mantida, pois ela permite criar um equilíbrio de poder que impede situações esdrúxulas como as que existem em outros RPGs, onde se cria um abismo de poder. Isto aparece em vários RPGs na famosa frase “você só erra com 1 e o oponente só acerta com 20“. No Tagmar, mesmo no pior caso um oponente sempre tem pelo menos 30% de chance de acertar. Isto pode parecer pouco, mas faz com que os oponentes sejam sempre temidos. Outro aspecto é o sistema de críticos, que sempre é um ponto alto de emoção do jogo, onde com um único golpe se tem a chance de se derrotar personagens e criaturas poderosos.

Outros pontos importantes do sistema de combate são a simplicidade e a rapidez, pois num único rolamento são decididos o acerto/erro e o dano. A Energia Heróica, hoje já existente em muitos outros RPGs, é um grande diferencial, pois evita os absurdos de jogos como o famoso “-mestre, quanto tomo de dano se me jogar no abismo? Só 100?! Ta bom, eu pulo pois tenho 101 pontos!”. A separação dos pontos de vida em duas energias (Energia Física e Energia Heróica) foi uma grande sacada, que resolve uma serie de situações absurdas que povoam as mesas de jogo.

Sistema de magia

Um ponto de destaque é o sistema de magia, que funciona por pontos. Este não sofreu mudanças na atualização. Na nova versão houve apenas a correção e re-equilíbrio de algumas magias e o acréscimo de um bom numero de novos encantos. O Tagmar 2 conta agora com mais de 200 magias, que com até 6 efeitos cada uma, perfazem um total de efeitos que ultrapassa a casa do milhar.

Material Publicado



Atualmente o Tagmar 2 possui uma extensa lista de títulos publicados que podem ser baixados gratuitamente do site oficial. Dentre estes títulos se destacam:

  • Manual de Regras
  • Livro dos Reinos
  • Livro de Criaturas
  • Livro de Magias
  • Livro de Cronicas
  • Livro dos Arquétipos
  • Livro de Introdução à Ambientação
  • Livro das Ordens Sacerdotais
  • Livro dos Objetos Mágicos
  • Livro das Terras Selvagens
  • Romance Traição & Magia
  • 6 Aventuras Prontas
    • O Casamento
    • O Arado de Ouro
    • A Ilha dos Corvos
    • A Fronteira
    • A Vingança
    • O Torneio
  • 6 Guias dos Colégios de Magia
  • Guia Rápido de Criação de Personagens
  • Guia de Magia para Principiantes

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