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terça-feira, 19 de junho de 2012

3D&T


História

Seu criador, Marcelo Cassaro, foi roteirista da revista Heróis da TV da Editora Abril, onde foram publicadas histórias de JaspionCybercopKamen Rider entre outros e dos quadrinhos de Street Fighterpela Editora Escala, também editou as revistas Progames e Gamers na mesma editora (onde surgiu o Capitão Ninja, uma paródia aos personagens de jogo de luta).

D&T


Considerando as "infuências orientais" do autor, o sistema foi criado para jogar em cenários inspirados em produções japonesas (animes, video games e tokusatsus), recebendo o nome apropriado de Defensores de Tóquio, abreviadamente D&T (uma alusão a D&D, sigla de Dungeons & Dragons).

Inicialmente Defensores de Tóquio seria um suplemento para Toon, um sistema de RPG satírico baseado em desenhos animados americanos (Pica-Pau, Tom & Jerry, Looney Tunes, etc) publicado em 1984pela Steve Jackson Games. No Brasil o jogo Toon foi publicado em 1996 pela Devir Livraria com título o "Toon - O RPG no Mundo dos Desenhos Animados", nesse mesmo ano Cassaro publicaria o suplemento em parceria com a Devir, como o projeto não vingou, Cassaro resolveu criar um sistema próprio sem qualquer relação com as regras de Toon.

Assim, Defensores de Tóquio surge em 1994 pela Editora Trama (editora que publicava a revista Dragão Brasil), sendo publicado como o primeiro número da revista Dragão Brasil Especial, com apenas 30 páginas.

AD&T

Uma segunda versão foi lançada e chamada de Advanced Defensores de Tóquio ou AD&T (outra alusão a Dungeons and Dragons, o sistema Advanced Dungeons and Dragons, o AD&D), sendo publicada na revista Dragão Brasil Especial #02 em 1996, com menos de 50 páginas. Não havia perícias, e o custo das características e vantagens era exatamente 10 vezes maior. Os personagens eram construídos com 150 pontos e as vantagens eram poucas e bem específicas ao universo anime e mangá. Faltava o elemento "genérico" das edições posteriores.

3D&T




Em 1998, surge a terceira edição, apelidada de 3D&T (Defensores de Tóquio 3ª Edição), essa nova versão teve cenários licenciados de jogos de video game: Street Fighter, Final Fight, Mortal Kombat,Darkstalkers e Megaman, além de regras e adaptações na revista Dragão Brasil. Esta edição mudou o custo de todas as características e vantagens, e acrescentou pela primeira vez as perícias.

O Manual 3D&T de capa vermelha, foi lançado em Março de 2000 como brinde na compra da revista Dragão Brasil #60. A novidade é que o sistema deixou de ser exclusivo para produções japonesas e passou a ser genérico (tal como GURPS). Esse manual representou a consolidação das regras do sistema, antes esparsas nos fascículos de adaptação de cenários específicos e em artigos na Dragão Brasil.

Em Janeiro de 2001, foi publicado o livro "Defensores de Tóquio - O Jogo de RPG", livro que segue a premissa original do sistema em satirizar produções japonesas, mas agora atualizado com as regras da 3ª edição. No mesmo ano veio o "Manual 3D&T Revisado e Ampliado", também conhecido como Primeiro Manual Azul ou RA (Rev. e Ampl.). Também em 2001 foi lançado o primeiro 3D&T Fastplay, uma versão resumida do sistema, distribuída gratuitamente na internet no site oficial da revista Dragão Brasil no formato html, e em vários sites de RPG no formato .doc.
Em 2002, o Manual Fastplay foi dado como brinde na revista Dragão Brasil #79.
Em Fevereiro de 2003, o "Manual 3D&T Revisado, Ampliado e Turbinado", também conhecido como Segundo Manual Azul, Manual RAT (Rev., Ampl. e Turb.), ou apenas Manual Turbo. Após o lançamento do Manual Turbinado foi lançado um ebook no formato pdf do 3D&T Fastplay e uma versão impressa[. Esse foi o segundo Fastplay. Em termos de regras, a edição Turbo acrescentou o sistema de Pontos de Magia (PMs), novas vantagens e desvantagens e o sistema de Força de Ataque (FA) e de Defesa (FD).
Foram publicados suplementos baseados nas revistas em quadrinhos U.F.O. Team  e Holy Avenger (ambas criadas pelo próprio Marcelo Cassaro).
Também foram lançados os livros A Libertação de Valkaria e Tormenta 3D&T.
Em 2005, Cassaro e os demais membros do Trio Tormenta, Rogério Saladino e JM Trevisan, sairam da Talismã (anteriormente conhecida como Trama) e passaram a trabalhar em duas editoras, a Manticora e a Mythos Editora. Na Manticora, lançaram a revista Dragon Slayer, diferente da Dragão Brasil, a revista era focada em Sistema d20 e OGL, criada em parceira com a equipe da D20 Saga (também publicada pela Manticora)[3]. Na Mythos Editora, o Trio publicou as revistas em quadrinhos: Holy Avenger Reloaded, Dungeons Crawlers e uma revista dedicada a 3D&T, a RPG Master.
Em 2006, Cassaro deixaria de dar suporte a 3D&T por questões autorais. Segundo ele, a Talismã vendia manuais do sistema sem pagar os direitos autorais aos autores envolvidos, com isso o Trio passou a se dedicar mais ao cenário Tormenta.

4D&T


Em julho de 2006 foi lançado o jogo 4D&T, a 4° Edição do jogo Defensores de Tóquio pela Editora JBC (editora nipo-brasileira de mangás), neste jogo se usa 4 dados de 6 lados.

O livro foi publicado sob a Open Game License, utilizando o System Reference Document da Wizards of the Coast. Essa edição é em si um Sistema d20, porém com dados de seis faces. {Por isso ele recebe impropriamente o nome de Quarta Edição de D&T, na prática ele é uma adaptação de D&T para d20, e não uma nova edição do jogo.} A última frase entre chaves {} está equivocada. É uma nova edição com equipamentos, magias, etc. É uma junção da facilidade da D&T com o realismo dos números de D&D.


3D&T Alpha


Em setembro de 2008, o 3D&T voltou a ser editado agora pela Jambô Editora, o nome do novo Manual é 3D&T Alpha inspirado no jogo Street Fighter Alpha 3, o Manual foi lançado nos formatos impresso e pdf (que pode ser adquirido gratuitamente no site oficial da Jambô Editora).

O novo manual não apresenta tantas diferenças ao sistema antigo, tendo um formato de leitura diferencial da maioria dos livros (paginas "deitadas" ao invés da formato vertical habitual) e sofrendo mudanças em algumas áreas como o sistema de magia, agora mais simplificado e direto do que o antigo. O uso e conquista de itens e equipamentos também mudou, agora sendo baseado em PEs (Pontos de Experiência) que também podem ser usados para diversas outras coisas. Em suma, mudança na mecânica e custo de muitas das vantagens, novas vantagens únicas, novas escalas de poder e um sistema de magia totalmente reformulado.

Uma novidade em 3D&T Alpha é o sistema passou a ter uma licença aberta

"Você é autorizado a usar as regras de 3D&T em seus próprios jogos, livros ou títulos, mas não os elementos do mundo de TORMENTA. Para estes, você precisa da autorização legal de seus autores.-Marcelo Cassaro, Manual 3D&T Alpha, pág.12
Em 2010, foi lançado o Manual do Aventureiro Alpha (com os KITs atualizados e com novas regras).
Em Novembro de 2010, a partir do número 31, a revista Dragon Slayer passa a trazer matérias sobre o novo cenário para 3D&T, Mega City.
Em Maio de 2011, a Jambô Editora publicou uma Edição Rrevisada do Manual 3D&T Alpha. Sendo lançado com nova capa, mas com mesmo número de páginas. A numeração das páginas também mudou, além disso as páginas são numeradas de forma simpática como 1d + número da página. Assim, a declaração de Licença Abera do autor, antes na página 12, agora está na pág. "1d+11". Além disso a Edição Revisada se limitou a corrigir a ortografia e erros menores em algumas poucas vantagens, perícias e magias. Poucas coisas foram realmente modificadas.

Sistema 3D&T básico 


O sistema inicial de Defensores de Tóquio utiliza-se apenas de D6 (dado de 6 lado) para a realização de todos os testes, tanto os de avaliação de dano quanto os de atributos. Basicamente num combate o atacante joga o dado e soma o resultado à determinadas características do personagem, alteradas pelas vantagens/desvantagens ofensivas. O defensor faz o mesmo, porém com suas características e vantagens defensivas. A diferença entre os resultados finais de atacante (força de ataque ou FA) e defensor (força de defesa ou FD) determina o dano infligido. Para testes de características, aqueles que determinam o grau de sucesso do personagem em determinadas ações, o jogador joga o dado e compara o resultado com o atributo em questão, que varia de acordo com a ação que está tentando realizar. Se o numero do dado for igual ou menor do que a caracteristica envolvida, a ação é bem sucedida, caso contrário, a ação falha, não acontecendo ou sendo realizada de uma maneira não desejada.

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