Páginas

sábado, 30 de junho de 2012

Mystara

O Plante de Mystara

A superfície externa de Mystara consiste em três massas principais de terra: O continente de Brun, o continente de Skothar e o continente de Davania, mais uma ilha continente de Alphatia (depois de 1010 AC). No material oficialmente publicado, o Mundo Conhecido se concentra no extremo leste de Brun e vaoi até as terras do Sea of Dawn (Mar do Amanhecer). Os continentes de Mystara se parecem com os da Terra aproximadamente 150 milhões de anos atrás.
Os habitantes de Mystara são diversos: Humanos de todas as raças podem ser achados aqui, da mesma forma que as mais diversas criaturas como Elfos, Halflings, Orcs e dragões.
Algumas das nações notáveis de Mystara incluem o Thyatian Empire (Império de Thyatis), o Grand Duchy of Karameikos (Grão-Ducado de Karameikos), os Principalities of Glandri (Principado de Glantri), a mercantil Republic of Darokin (República de Darokin), os Emirates of Ylaruan (Emirados de Ylaruan), a nação Anã de Rockhome, o Elven Kingdom of Alfheim (Reino Élfico de Alfheim), as terras Halflings de Five Shires (Cinco Condados) e o Chaotic Alphatian Empire (Império Caótico de Alphatia).

O Continente de Brun

A mais conhecida massa de terra na superfíciede Mystara é na verdade uma pequena porção do continente de Brun. Ela consiste em três massas de terra principais: O continente de Brun, Skothar e Davania; mais os arquipélagos continentais que constituem o Império de Alphatia. No matérial oficialmente publicado, o Mundo Conhecido se concentra na porção mais a leste de Brun, e vai até as terras do Mar do Amanhecer (Sea of Dawn).

O Mundo Conhecido


O Mundo Conhecido tem culturas e um nível tecnológico que lembra a Europa na nossa Terra por volta do século XV, mas sem as armas de fogo. Nações do Mundo Conhecido mostram uma grande variedade de tipos de governo. Algumas nações são povoadas quase que inteiramente por semi-humanos e/ou humanóides. Por convenção comum, as fronteiras do Mundo Conhecido são aquelas descritas no mapa originalmente publicados no módulo X1, The Isle of Dread (A ilha do Medo), mais Norworld, The Isle of Dawn (A ilha do Amanhecer) e Alphatia (Wrath of Immortals, em seu título original).
Como o nome implica, o Mundo Conhecido cobre a maioria das nações notáveis de Mystara, aquelas mais comumente usadas nas campanhas baseadas no mundo e as que servem de cenário na ficcão (publicadas nos romances oficiais e pelos fãs). Isto inclui o Império de Thyatis, que pode ser comparado ao império Bizantino; o Grande Ducado de Karameikos, comparável ao sudeste da Europa Medieval; os Principados de Glantri, que são similares a Europa Oriental medieval, e são comandados por um Príncipe Mago; as terras de Ethengar, similar à sociedade Mongol; a República Mercante de Darokin, que é vagamente baseada na época mercantilista da Itália Medieval; os Emirados de Ylaruan que são similares à Arábia; os Heldannic Territories (Territórios Heldanicos), comandados por uma ordem de Cavaleiros religiosos devotados ao Imortal Vanya, muito parecidos com os cavaleiros Teutônicos; os Atruaghin Clans, que lembram os Ameríndios; a nação de Sind, baseada na Índia durante o império dos Mughals; os reinos do norte de Ostland, Vestland e Soderfjord Jarldoms, baeados nos reinos escandinavos em vários períodos da história; a nação anã de Rockhome; o reino élfico de Alfheim; as terras halflings de Cinco Condados; e o império Alphatiano, governado por Magos Arcanos.
No distante Nordeste do Mundo Conhecido, através da Grande Vastidão, está a misteriosa terra de Hule, comandada por Hosadus, conhecido também como "O Mestre". Também na periferia do Mundo Conhecido, estão os reinos de Wendar e Denagoth, primeiramente uma nação dominada por elfos e depois um reino montanhoso maligno, com intenções malignas para com Wendar. Adri Varna se localiza entre Sid, Wendar, a Grande Vastidão e as Montanhas Negras, formando a borda norte de Glantri e definindo os limites norte da região.

A Costa Selvagem


Mystara inclui também a Costa Selvagem, uma área costeira localizada do sul da parte central do continente de Brun, até o sudoeste de Hule. Esta parte de Mystara é afetada pela Maldição Vermelha, que eventualmente mata os habitantes atrravés de uma mutação a menos que um metal chamado Cynnabryl seja usado em contato com a pele. Esta área foi publicada em seu próprio Boxed Set intitulada Red Steel (Aço Vermelho), e mais tarde, foi republicada online como Savage Coast (Costa Selvagem). O gosto aventureiro é muito diferente daquele do Mundo Conhecido, mais próximo da atmosfera exploradora de territórios que houve na Europa Medieval, incluindo até mesmo poder de fogo.
A alta especificidade da Maldição Vermelha também tende a manter os habitantes da Costa Selvagem dentro da região, tendo em vista que os efeitos debilitantes costumam piorar se eles saírem da área amaldiçoada.

O Continente de Davania

Mesmo que a maioria da civilização do Mundo Conhecido tenha historicamente se originado desta parte do planeta, não ouve muito material desenvolvido enquanto os produtos de Mystara ainda estavam nas prateleiras. A primeira grande aparição do continente de Davania ocorreu na Dragon Magazine #148. O continente foi então esboçado como uma série conhecida como The Voyage of Princess Ark (escrito por Bruce A. Heard) que foi publicada até o número #220. Nos anos mais recentes, muitos fãs de Mystara viraram suas atenções para Davania com material feito por eles mesmos.

O Continente de Skothar

Muito pouco foi oficialmente desenvolvido para esta parte de Mystara. Desde que a linha de produtos de Mystara foi descontinuada, fãs criaram seus próprios materiais para esta parte de Mystara, e ela não é tão misteriosa como era antes.

O Mundo Inferior - Hollow World

Mystara é um planeta profundo, com uma vasta superfície habitável em seu interior chamada Mundo Inferior (Hollow World). Este mundo é iluminado por um sol vermelho e eterno no centro de Mystara, e serve como "museu cultural", preservando as sociedades que se tornaram extintos no mundo externo. Deve-se ter em mente que os criadores originais do mundo de Mystara desenvolveram uma vasta e compreensiva história, quase tão longa quanto a da civilização do mundo externo. A existencia do Mundo Inferior não é, de maneira geral, conhecida pelos habitantes do Mundo Externo. A região polar é enorme, e é o único lugar onde se pode encontrar entradas que ligam o Mundo Inferior ao Mundo Externo, embora seja uma uma jornada muito difícil através de terras muito geladas, escuras, tempestuosas e com diversas áreas anti-magia. A curvatura e profundidade das entradas são tão súbitas que muitos exploradores sequer notam que passaram de um mundo para o outro, isto costuma causar um grande choque.

Luas

Duas luas orbitam o planeta. Matera é a lua que mais se parece com a nossa, suas fases governam a licantropia (lobisomens, etc.). Somente os Imortais habitam Matera. Eles vivem em uma cidade, Pandius, onde eles podem se encontrar e observar Mystara. Patera ou Myoshima para seus habitantes, é uma lua invisível que não pode ser vista de Mystara. Os habitantes de Patera têm uma cultura muito próxima ao Japão Medieval.

Portonegro - Blackmoor

Mystara também incorporou o módulo Blackmoor, que descreve Portonegro como um reino altamente avançado com uma avançada civilização, que existiu em um passado remoto. A cultura de Portonegro infelizmente utilizou-se de muita tecnologia poderosa e destrutiva. Ele se auto-destruiu em uma explosão apocaliptica tão devastadora que mudou o clima e a geografia do planeta como um todo.

O Jogo

Jogos ambientados em Mystara incluem os clássicos de Arcade da CAPCOM de beat'em'up: Dungeons & Dragons: Tower of Doom (1993) e Dungeons & Dragons: Shadow over Mystara (1996). Outros jogos de Mystara são: Dungeons & Dragons: Warriors of the Eternal Sun (Sega Genesis, 1992), Fantasy Empires (PC, 1993), Order of the Griffon (TurboGrafx 16, 1992).

Romance


  • Dark Knight of Karameikos (Outubro 1995), por Timothy Brown, (ISBN 0-7869-0307-4)
  • The Black Vessel (Agosto 1996), por Morris Simon, (ISBN 0-7869-0507-7)

First Questt


  • Rogues to Riches (Fevereiro 1995), por J. Robert King, (ISBN 1-56076-825-8)
  • Son of Dawn (Maio 1995), por Dixie Lee McKeone, (ISBN 1-56076-884-3)

Dragonlord Chronicles


  • Dragonlord of Mystara (Julho 1994), por Thorarinn Gunnarsson, (ISBN 1-56076-906-8)
  • Dragonking of Mystara (Julho 1995), por Thorarinn Gunnarsson, (ISBN 0-7869-0153-5)
  • Dragonmage of Mystara (Abril 1996), por Thorarinn Gunnarsson, (ISBN 0-7869-0488-7)

Penhaligon Trilogy


  • The Tainted Sword (Outubro 1992), por D.J. Heinrich, (ISBN 1-56076-395-7)
  • The Dragon's Tomb (Abril 1993), por D.J. Heinrich, (ISBN 1-56076-592-5)
  • The Fall of Magic (Outubro 1993), por D.J. Heinrich, (ISBN 1-56076-663-8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário