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segunda-feira, 18 de junho de 2012

Tagmar parte 1


O Renascimento


Em Setembro de 2004, os autores do RPG Tagmar se reuniram, decidiram liberar os direitos comerciais do RPG, desde que não fosse para fins lucrativos. Com esta resolução em mãos, um grupo de pessoas se reuniu e decidiu criar uma nova versão do Tagmar.Nascia assim o Projeto Tagmar 2.

Este projeto foi criado seguindo os moldes dos projetos Open Source usados para desenvolvimento de software, utilizando uma licença Creative Commons.

Neste tipo de projeto os produtos são criados/evoluídos através de trabalho voluntário e utilizam uma licença especial na qual todo material gerado é de licença aberta. Usando esta organização, o Projeto Tagmar 2 foi concebido com dois grandes objetivos:
  • Criar uma nova versão do RPG Tagmar que seja moderna, atualizada e expandida.
  • Criar um RPG de nível profissional que seja 100% gratuito (para fins não comerciais) e possa ser baixado diretamente da Internet!
Tagmar foi um excelente RPG no início dos anos 90, mas infelizmente ele não acompanhou a evolução dos outros RPGs. No início do projeto foi feita uma grande pesquisa que resultou em um plano de trabalho com muitas ideias a serem desenvolvidas. Dentre os principais itens a serem trabalhados se destacavam:
  • Dificuldade de criar o personagem (demorado e com muitas tabelas baseadas em sorteio)
  • Ambientação boa, mas pequena.
  • Desequilíbrios entre as profissões e raças.
  • Poucas opções para caracterização dos personagens.
  • Dificuldade na compreensão e na utilização do sistema de combate.
  • Pouca ênfase ao roleplaying (interpretação) e na ambientação.
Após um ano de trabalho, em set/2005 foi lançado o Tagmar 2.0 através do novo site oficial do Tagmar. Esta nova versão tinha como principal ênfase a atualização das regras. Em março de 2006, ficou pronta a versão 2.1 que além de mais algumas novidades na parte de regas, traz a tão esperada ambientação expandida, com o lançamento do Livro dos Reinos. Em jul/2007 foi publicada a versão 2.2 que traz incrementos para as profissões de Bardo e Rastreador, uma revisão completa e expandida do Livro de Criaturas além de inúmeras melhorias na parte de regras. Atualmente o Tagmar está na versão 2.3 que foi lançada em Abril de 2010.

O Cenário

O cenário do Tagmar segue a linha Tolkieniana, ambientada em uma terra de fantásticas raças, poderosas criaturas e incríveis magias, com suas história, folclores e lendas. Seu desenvolvimento é baseado na Idade Média européia, embora contenha elementos de diversas épocas e culturas, anteriores e posteriores, o que traz uma maior diversificação e possibilidades para aventuras. O cenário de Tagmar apresenta um mundo diferente de muitos outros RPG

Realismo


Não é Hi-Fantasy, ou seja, não possui a mesma profusão de magias que ocorre em outros cenários. Não existem barcos voadores, ilhas ou castelos flutuando sobre nossas cabeças. Em Tagmar, itens mágicos são raros e dificílimos de se encontrar, além de cada um possuir sua própria história, sua própria lenda. Fato que os transforma em objetos únicos, e passa ao mundo uma maior verossimilhança. Não há em Tagmar uma mistura incoerente de raças. As culturas selvagens são tratadas como tal, e vice-versa. Isso faz com que não existam situações que façam o jogo parecer com as famosas tabernasdo filme StarWars, de George Lucas.


Mistérios


Tagmar é um mundo cheio de mistérios. Todos os textos de ambientação estão repletos de ganchos, lacunas e locais fantásticos, que dão inúmeras oportunidades aos mestres desenvolverem suas aventuras. A proposta da ambientação é deixar os mestres de jogo livre para criação, dando o máximo de sugestões e idéias para inúmeras aventuras.


Consistência


Tagmar é bem estruturado. Com o Livro dos Reinos foi feita toda uma estruturação cronológica que explica a evolução dos reinos até a presente data em Tagmar; há uma história pregressa que ajuda a situar os personagem num contexto mais realístico e está bem dividido em regiões iconográficas permitindo inúmeras aventuras de diversos tipos.


Detalhamento


Os reinos foram todos bem detalhados. O Livro dos Reinos descreve as principais informações de cada região, como história, governo, cidades, intrigas e rumores, mapas, brasões etc. Mas o nível de detalhamento foi balanceado para que não fosse exageradamente detalhado (que mataria a criatividade e oportunidades) e nem simplista de mais (o que forçaria o mestre a criar tudo).


Quem é o herói?

No Tagmar, todos os grandes heróis são do passado, e o papel dos novos heróis cabe aos jogadores. Não existem aqueles personagens poderosos que todos idolatram. Isto permite colocar os aventureiros como os protagonistas e não como coadjuvantes. Em Tagmar, os personagens dos jogadores são os únicos e verdadeiros heróis, aqueles cujos nomes todos conhecerão e respeitarão, responsáveis por façanhas dignas de ecoar por toda a história. Os verdadeiros astros do jogo.

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