Páginas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Sistema d20

Sistema d20 é um mecanismo de jogo para RPGs, publicado em 2000 pela Wizards of the Coast e baseado na 3ª edição do jogo Dungeons and Dragons. Criado por Jonathan Tweet, Monte Cook e Skip Williams, e por sua vez baseado no material original de E. Gary Gygax and Dave Arneson. O sistema é nomeado dessa forma por usar um dado de 20 faces como base.


Mecânica Básica 

Sempre que o personagem tentar realizar uma ação que tenha uma chance considerável de fracasso, o dado de 20 faces deve ser lançado.
Para saber se o personagem obteve sucesso na tarefa – atacar um monstro ou usar uma perícia, por exemplo – uma seqüência lógica deve ser seguida:
  • Jogar um dado de 20 faces (1d20)
  • Adicionar ou subtrair modificadores relevantes à ação
  • Comparar resultado com o número alvo de dificuldade
Caso o resultado se igualar ou superar a Classe de Dificuldade (CD) – definida pelo Mestre do jogo ou pelas regras do sistema D&D 3.5 – o personagem obteve sucesso. Se for menor, fracassou na tarefa.
Geralmente o sistema é considerado como um mecanismo superior ao usado nas duas versões anteriores, D&D e AD&D, o “TAC0”. De um ponto de vista matemático, as tabelas do sistema antigo não diferem muito das do novo sistema, sendo equivalentes – entretanto, a última versão foi projetada para ser mais rápida e fácil de usar, estimando probabilidades de um modo mais intuitivo.
Sistema d20 foi lançado como “Documento de Referência de Sistema” (SRD) sob OGL (Open Game License), ou seja, como um conteúdo de jogo aberto, o que permite a publicar comercial ou não comercialmente modificações ou suplementos para o sistema sem pagar pelo uso da propriedade intelectual associada, domínio da Wizards of the Coast.
Teoricamente, essa medida espalharia custos com a suplementação do jogo e aumentaria as vendas dos Livros de Regras Básicos, os quais podem apenas ser publicados pela Wizards of the Coast, sob os selos Dungeons and Dragons e d20. Mas para carregar a Marca registrada "D20" os suplementos não podem conter as regras de Criação e Evolução de Personagem, o que obriga o jogador a comprar pelo menos os livros básicos do D&D. Caso o suplemento coloque regras de Criação e Evolução de Personagem não pode então usar o Logotipo "D20", nem pode dizer que é compatível com D20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário