Mecânica Básica
Sempre que o personagem tentar realizar uma ação que tenha uma chance considerável de fracasso, o dado de 20 faces deve ser lançado.
Para saber se o personagem obteve sucesso na tarefa – atacar um monstro ou usar uma perícia, por exemplo – uma seqüência lógica deve ser seguida:
- Jogar um dado de 20 faces (1d20)
- Adicionar ou subtrair modificadores relevantes à ação
- Comparar resultado com o número alvo de dificuldade
Caso o resultado se igualar ou superar a Classe de Dificuldade (CD) – definida pelo Mestre do jogo ou pelas regras do sistema D&D 3.5 – o personagem obteve sucesso. Se for menor, fracassou na tarefa.
Geralmente o sistema é considerado como um mecanismo superior ao usado nas duas versões anteriores, D&D e AD&D, o “TAC0”. De um ponto de vista matemático, as tabelas do sistema antigo não diferem muito das do novo sistema, sendo equivalentes – entretanto, a última versão foi projetada para ser mais rápida e fácil de usar, estimando probabilidades de um modo mais intuitivo.
O Sistema d20 foi lançado como “Documento de Referência de Sistema” (SRD) sob OGL (Open Game License), ou seja, como um conteúdo de jogo aberto, o que permite a publicar comercial ou não comercialmente modificações ou suplementos para o sistema sem pagar pelo uso da propriedade intelectual associada, domínio da Wizards of the Coast.
Teoricamente, essa medida espalharia custos com a suplementação do jogo e aumentaria as vendas dos Livros de Regras Básicos, os quais podem apenas ser publicados pela Wizards of the Coast, sob os selos Dungeons and Dragons e d20. Mas para carregar a Marca registrada "D20" os suplementos não podem conter as regras de Criação e Evolução de Personagem, o que obriga o jogador a comprar pelo menos os livros básicos do D&D. Caso o suplemento coloque regras de Criação e Evolução de Personagem não pode então usar o Logotipo "D20", nem pode dizer que é compatível com D20.
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