História
Criação
Segundo Trevisan e Saladino, editores assistentes da Dragão Brasil, na iminencia da edição de número 50 da revista, uma reunião editorial foi feita no apartamento do editor-chefe Marcelo Cassaro, tendo em vista um projeto para a comemoração do número 50 da publicação, algo único em uma revista nacional do gênero.
Dragão Brasil #50
Na edição comemorativa das 50 edições, uma revista extra com 80 páginas explicava o cenário de Tormenta. Suas regras abrangiam os sistemas GURPS, AD&D e 3D&T, sendo este um sistema dos editores. Rapidamente, as revistas esgotaram das bancas, sendo que a procura pela revista foi tão grande que foram reportados casos em que bancas de revista vendiam a revista extra separadamente da revista original.
Novas Edições
O inesperado sucesso do cenário se refletiu nas edições seguintes da revista. Mais matérias eram feitas especificamente para o cenário. Embora diversos leitores reclamavam pelo excesso de materias sobre o cenário, maior era a quantidade de leitores que pediam mais informações do cenário. Em poucos meses, diversas informações novas surgiram ao cenário. O grupo (que por conta do sucesso do cenário passou a ser conhecido como Trio Tormenta) se viu obrigado a lançar o cenário separadamente, que também rapidamente esgotou nas bancas.
Nos anos seguintes, a quantidade de novas informações, inclusive algumas criadas pelos fãs, pediu novas edições e revisões. Houve inclusive, mudanças nos sistemas usados. GURPS fora abandonado, por conta de sua queda de popularidade, tendo em seu lugar o sistema brasileiro Daemon. O foco aumentou em relação ao 3D&T. E o AD&D mudou para D&D 3º Edição, por contas da mudanças do próprio sistema. Agora a versão 3.5 do sistema é publicada pela Editora Jambô
A Revista Tormenta
Com o passar do tempo, o cenário começou a fazer tanto sucesso que nem todas as informações que eram apresentadas na revista Dragão Brasil conseguiam cobrir a vontade dos jogadores. Foi então que o Trio Tormenta (Cassaro, Saladino, Trevisan), decidiram criar, junto á Talismã, uma revista separada, nomeada de Revista Tormenta, cujos leitores teriam todas as informações do cenário disponíveis ali. A revista fez sucesso, e teve 17 edições lançadas, até terminar. Hoje, a revista DragonSlayer faz o papel de maior revista de RPG do país, e junto consigo, também traz informações recentes do cenário.
Material Oficial do Cenário
Livros Daemon: Tormenta Módulo Básico 3.5 (Editora Daemon), Guia de Monstros de Arton (Editora Daemon)
Livros 3D&T: Tormenta 3D&T (Editora Talismã), Manual do Aventureiro (Editora Talismã), Manual dos Monstros (Editora Talismã), Holy Avenger 3D&T (Editora Talismã), A Libertação de Valkaria 3D&T (Editora Talismã), O Reinado - Partes 1, 2 e 3 (Editora Talismã), Manual do Aventureiro Alpha (Editora Jambô)
Livros d20: Tormenta: Guia do Jogador 3.5 (Editora Jambô), Tormenta: Guia do Mestre 3.5 (Editora Jambô), O Reinado d20 (Editora Talismã), Holy Avenger d20 (Editora Talismã), A Libertação de Valkaria (Editora Talismã), O Panteão (Editora Jambô), Área de Tormenta (Editora Jambô), Piratas e Pistoleiros (Editora Jambô), Academia Arcana (Editora Jambô), Vectora: Cidade das Nuvens (Editora Jambô), Galrasia: Mundo Perdido (Editora Jambô), Contra-Arsenal (Editora Jambô), Tormenta RPG (Editora Jambô), Guerras Táuricas (Editora Jambô), Valkaria: Cidade Sobre a Deusa (Editora Jambô), Bestiário de Arton (Editora Jambô), Expedição à Aliança Negra (Editora Jambô).
Romances: O Inimigo do Mundo (Leonel Caldela), O Crânio e o Corvo (Leonel Caldela), O Terceiro Deus (Leonel Caldela)
Quadrinhos: Dado Selvagem, Dungeon Crawlers, Holy Avenger, Mercenário$, Victory, Dragons Bride.
Revistas: Dragão Brasil (123 edições), Dragon Slayer (33 edições), Revista Tormenta (17 edições)
Nenhum comentário:
Postar um comentário