Páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Novo Mundo das Trevas


O Novo Sistema


As novas regras do Mundo das Trevas são muito mais dinâmicas do que as do sistema antigo. Alguns críticos a comparam negativamente com o sistema d20 (dado de 20 lado) usado pela Wizards of the Coast para a terceira edição do Dungeons & Dragons.

Agora, a dificuldade de todas as jogadas foi fixada para 8, diferentemente dos jogos anteriores, onde o Narrador ajustava esse número baseado na dificuldade da ação. Alternativamente, o Narrador pode adicionar ou remover dados da parada de dados do jogador para simular dificuldades variadas. Há também algumas regras que permitem que certos dados sejam rolados novamente. E a regra de falha crítica do sistema anterior foi completamente reformulada.
O jogo agora apresenta um sistema de combate simplificado. No sistema antigo, cada ataque feito durante um combate envolvia 4 jogadas de dados separadas e em alguns casos até mais, devido a certas habilidades sobrenaturais. Essas cenas podiam demorar horas no caso de encontros com grandes números de combatentes. No novo sistema, só é necessário uma única jogada que é ajustada baseada nas capacidades de defesa do oponente, e com essa jogada é possível obter o sucesso ou falha do ataque e quantidade de dano causada no oponente.
As regras de Natureza e Comportamento, que representavam a personalidade do personagem e eram comuns nos jogos antigos também foram removidas. No novo sistema, os personagens tem duas características chamadas virtude e vício, que representa que ações os personagens podem tomar para recuperar pontos de Força de Vontade que fora perdidos durante a história.

Os Livros Principais


Cada cenário novo agora consiste de um livro que detalha apenas as regras específicas daquele tipo de protagonista a ser apresentado, deixando mais espaço para detalhes daquele aspecto do Mundo das Trevas. Isso também melhorou a compatibilidade entre os jogos, particularmente porque todos os personagens começam o jogo como humanos e têm basicamente as mesmas características. As características sobrenaturais ainda variam para cada tipo de personagem, mas as interações entre si são guiadas por um única mecânica. Além disso, todos as criaturas sobrenaturais (incluindo aquelas dos livros de série limitadas), seguem regras similares. Por exemplo:

  • 5 grupos "inerentes", que todo personagem pertence devido as circunstâncias de sua transformação em um ser sobrenatural (Clans de Vampire, Aupicies de Werewolf e os Paths dos Mages).
  • 5 grupos de "afiliação", que um personagem pode pertencer baseado em suas crenças filosóficas, um personagem não é obrigado a pertencer a nenhum desses grupos (Covenants de Vampire, Tribes de Werewolf e Orders de Mage).
  • Atributo de Poder: Medido de 1 a 10 (Blood Potency em Vampire, Primal Urge em Werewolf, e Gnosis em Mage). Níveis altos nessa característica fazem o personagem ser mais poderoso, mas geralmente limitam a habilidade do personagem de interagir com o resto do mundo.
  • Atributo de Energia, que são pontos temporários usados como combustível para usar os poderes(Vitae em Vampire, Essence em Werewolf e Mana em Mage).
  • Os poderes aprendidos tem um nível de poder de 1 a 5, e é possível aumentar esse poder quando o atributo de poder for maior que 5 (Disciplines em Vampire, Gifts em Werewolf e Arcana em Mage).
Os três jogos principais são os seguintes:

Livros da Série Limitada


Além dos três jogos principais, haverá um jogo adicional por ano. Cada um desses jogos terá um série limitada de apenas seis suplementos. O primeiro desses jogos, foi Promethean: The Created, baseado em Frankenstein e histórias similares de criar vida através da alquimia. O segundo jogo será Changeling, lançado em Agosto de 2007, porém devido ao sucesso, em Abril de 2008 foi anunciado que Changeling excederia número máximo de suplementos, chegando hoje a 12 livros, contando módulo básico.

Livros e Suplementos


  • World of Darkness (Agosto 2004)
  • Ghost Stories (Novembro 2004)
  • Antagonists (Dezembro 2004)
  • Mysterious Places (Junho 2005)
  • Chicago (Dezembro 2005)
  • Armory (Janeiro 2006)
  • Second Sight (Abril 2006)
  • Shadows of the UK (Junho 2006)
  • Skinchangers (Julho 2006)
  • Tales from the 13th Precinct (Julho 2006)
  • Shadows of Mexico (Outubro 2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário